Este conteúdo foi organizado a pensar nos utilizadores, iniciantes ou não, do sistema operativo Linux, qualquer que seja a Distro que utilizam. Pretende-se dar uma visão geral da utilização do comando
dmesg , concretamente para monitorizar o arranque de sistema e resolver possíveis problemas.
Quando um sistema Linux arranca, são registadas várias informações que podem ser muito úteis para perceber o que está realmente acontecer, mas sobretudo para resolver problemas de arranque. O Comando
dmesg permite precisamente imprimir no terminal a lista de mensagens do kernel. O
dmesg apresenta, portanto as mensagens produzidas pelos drivers do sistema.
Detalhe: O dmesg pode ser utilizado mesmo após o início do sistema, pois o kernel do sistema produz mensagens, por exemplo quando ligamos ou ligamos um dispositivo USB.
A utilização do
dmesg permite-nos em concreto verificar todo o hardware detetado pelo sistema durante o arranque, bem como configurações deste hardware. Claro está que esta informação pode ser muitíssimo importante quando estamos a tentar perceber algum comportamento específico do nosso sistema operativo ou quando estamos a tentar resolver algum problema de arranque.
Dica: Para resolução de problemas, nossa sugestão é que faça um clear do log antes de reiniciar o sistema.
Execute
dmesg -c antes de reiniciar seu sistema. Deste modo, da próxima vez que executar o comando, apenas as informações mais recentes serão disponibilizadas.
O
dmesg permite aceder a uma imensidade de informações e pode ser utilizado com variadíssimas opções para facilitar o acesso a esta informação. No presente artigo vamos apenas dar uma visão geral da utilização do comando, mas nossa sugestão é que o utilizador explore o comando e veja em pormenor a informação imprimida no seu terminal. Afinal de contas a melhor forma de conhecer é explorar.
Mas passemos à prática. Vejamos como podemos utilizar este comando.
Utilização geral do comando
dmesg [opções]
Como vemos a utilização do comando segue o normal para todos os comandos em que digitamos em nosso terminar o comando, seguido das opções que queremos acionar.
Ver mensagens de arranque do sistema
dmesg | more
Não poderia ser mais simples, não? Para acedermos às mensagens emitidas pelo nosso kernel durante o arranque do sistema, basta-nos emitir o comando
dmesg sem mais parâmetros. Neste caso, tendo em conta a quantidade de informação que provavelmente será imprimida no monitor, acrescentamos o comando
more para que nos seja mais fácil navegar pelos dados.
Verificar memória disponível no sistema
dmesg | grep -i Memory
A informação relativa à memória disponível será disponibilizada em seu monitor.
Listar todos os dispositivos detetados pelo sistema
dmesg | grep sda
Pelo código acima associamos o comando dmesg ao grep para encontrar todas as referências a dispositivos existentes. teremos como resultado a lista de dispositivos encontrados pelo nosso sistema.
Aceder apenas às últimas 15 linhas do dmesg
dmesg | tail -15
O comando acima irá associar o output do dmesg ao comando tail com um limite de 15 linhas. Serão exibidas apenas as últimas 15 linhas do ficheiro dmesg.
Acompanhar em tempo real as mensagens emitidas pelo sistema
watch "dmesg | tail -20"
Este comando permite ver em tempo real as mensagens emitidas pelo sistema. Serão emitidas as últimas 20 linhas do ficheiro dmesg.
Verificar se existe algum dispositivo bluetooth no sistema
dmesg | grep -i bluetooth
Pelo comando acima, serão disponibilizadas todas as referências a dispositivos de bluetooth.
A finalizar, convém ainda referir que as mensagens emitidas pelo dmesg encontram-se num ficheiro log e podem ser acedidas para além da utilização do comando
dmesg , por exemplo pelo comando
cat , da seguinte forma:
cat /var/log/dmesg | more
Pronto, finalizamos assim nossa visão geral sobre o comando
dmesg e esperamos que este conteúdo lhe seja útil. Não deixe, no entanto de explorar o comando e aprofundar seu conhecimento através da consulta da man page para este comando.
Divirta-se!
A equipa Linuxando.