Linux é um Sistema Operativo tal como o são o Windows ou Macintosh, com a pequena grande diferença de que o Linux é livre e sempre o será e o seu desenvolvimento está nas mãos de milhares de fãs em todo o mundo.
O Linux é também o Sistema Operativo cuja popularidade se encontra em maior crescimento em todo o mundo. Isto significa que muitas pessoas estão a experimentar o Linux e a transitar do seu atual sistema operativo para Linux.
Mas como se transita para o Linux?
Apesar de parecer complicado, a verdade é que se você pretende ter um primeiro contacto com o Linux e quer experimentá-lo, mas sem correr riscos, então você vai já começar a sentir a simplicidade do Linux. Estas indicações não apresentam qualquer risco para o seu computador, e permitirá que você experimente um Sistema Operativo Linux sem abdicar do seu atual. Digamos que é um Test Drive como você faz a um carro novo.
Então é assim, como muitas pessoas queriam experimentar o Linux mas era complicado ter de formatar e instalar no computador, foram desenvolvidas duas hipóteses para que um utilizador possa experimentar como se comporta o Linux sem ter de arriscar o seu atual sistema Operativo. Esta funcionalidade permite que as pessoas possam entrar no mundo Linux de uma forma muito mais confortável, pois não têm de arriscar nada da configuração do seu atual PC. E o mesmo vai acontecer com você! Passamos então a descrever as duas alternativas para experimentar Linux no seu PC:
1 – Live CD – O Live CD é um CD/Pendrive com o Linux. Você coloca este CD/Pendrive no seu PC, reinicia o computador e quando surgirem as opções de arranque no ecrã, você indica para arrancar a partir do CD/Pendrive. O que acontece é que o seu computador vai utilizar o sistema Operativo que está no CD/Pendrive como se este estivesse instalado. Todo o ambiente irá simular o ambiente que você tem ao instalar o Sistema Operativo que tem no dispositivo.
Como fazer um Live CD/Pendrive?
Para fazer um Live CD de uma distro à sua escolha confira no
Distrowatch as distribuições que têm esta funcionalidade. Você só tem de seguir o Link e fazer o download da imagem ISO e de seguida gravar esta imagem para um CD, DVD ou Pendrive como faria para guardar qualquer outro projeto.
Dica: Faça Live Cds de várias distros e veja as diferenças e qual a que se adapta melhor a você.
A favor: Este método é muito simples de seguir. Na próxima vez que você ligar seu computador e não ativar a opção de arrancar a partir do CD ele irá iniciar normalmente com o seu sistema operativo e você terá seu PC intato.
Contra: Este método apresenta as desvantagens de o seu computador ficar um pouco mais lento, devido à velocidade mais limitada do leitor de CD/DVDs e de não ser possível guardar configurações como cor do ambiente de trabalho ou outras definições.
2 – Live USB - O Live USB é… pois, você já percebeu! É como o Live CD mas em USB. Este método tem a vantagem de ser mais rápido do que o CD ou DVD pois a comunicação pela tecnologia USB supera a velocidade de comunicação da tecnologia do Leitor de CD/DVDs. O procedimento também é simples. Você coloca o USB no seu PC, reinicia o computador e quando surgir no ecrã, você indica para arrancar do USB. O que acontece é que o seu computador vai olhar para o seu USB como se fosse um disco com o Sistema Operativo.
Como fazer um Live USB?
Para fazer um Live USB de uma distro à sua escolha confira no
Distrowatch as distribuições que têm esta funcionalidade. Você só tem de selecionar o download da imagem .ISO para USB e guardar os ficheiros numa pen USB vazia.
Dica: Faça Live USBs de várias distros e veja as diferenças e qual a que se adapta melhor a você.
A favor: Esta modalidade é mais rápida que o Live CD. Na próxima vez que você ligar seu computador e não ativar a opção de arrancar a partir da USB ele irá iniciar com o seu sistema operativo normalmente e você terá seu PC intacto.
Contra: Este método apresenta a desvantagem de nem todos os PCs poderem arrancar a partir de um USB. Para verificar se o seu PC pode arrancar de um USB veja nosso Tutorial sobre Verificar ou ativar arranque por USB.
Divirta-se!
A equipa Linuxando.