O Sistema Operativo Linux permite que um utilizador possa utilizar uma Distribuição a partir de um Live USB. Este método tem vantagens principalmente para os utilizadores que pretendam experimentar uma Distribuição sem abdicar da configuração do seu sistema atual. Assim, é possível conhecer as funcionalidades de uma Distro e testar a sua estabilidade sem ter de passar pelo processo de instalação. Caso o utilizador não se adapte à distribuição que está a experimentar, só tem de eliminá-la do seu dispositivo USB.
Detalhe: BIOS significa Basic Input Output System. Trata-se de pequeno programa com definições básicas de funcionamento de um PC. Este software encontra-se armazenado num chip de memória da Placa Mãe (motherboard) de um PC. Trata-se de um elemento fundamental no funcionamento de um PC.
Mas como verificar então se meu PC pode arrancar por USB?
A maioria dos sistemas mais recentes permitem o arranque por USB, contudo, em versões mais antigas esta funcionalidade pode não ser possível ou, se é possível, é necessário habilitá-la na BIOS.
1 – Você cria sua Live USB, coloca-a na entrada USB e reinicia seu PC.
Assim que seu PC começar a reiniciar surge um ecrã com informação sobre a tecla de acesso à BIOS (Geralmente é a tecla
del ou
f2).
Procure por uma frase que diz
Press …. to enter Setup e pressione a tecla indicada assim que surgir esta informação em seu monitor.
Você será então direcionado para a BIOS.
Dica: Se em vez de um ecrã com informação no arranque você vê uma imagem é porque sua BIOS está configurada para mostrar a imagem. Pressione
Esc ou
Tab para remover a imagem e ver as informações de acesso à BIOS.
2 – Dentro da BIOS navegue com as setas do seu teclado até à opção
Boot ou
Boot Order e selecione
Removable devices ou
USB Device em primeiro lugar da lista.
Dica: Se seu PC for muito rápido a iniciar e você não consegue ver as informações de acesso à BIOS, durante o arranque, pressione a tecla
Pause/Break para parar o ecrã de arranque. Assim opde ver as informações da tela e para continuar só tem de pressionar qualquer tecla para sair da pausa.
3 – Navegue até ao separador
Exit da BIOS e pressione a opção
Exit and save Changes. O seu PC vai sair da BIOS e reiniciará o Sistema Operativo.
Com base na alteração que você fez na BIOS, durante o próximo arranque, a primeira coisa que seu PC fará é procurar pelo dispositivo USB para ver se tem lá um Sistema Operativo. Caso não encontre este dispositivo, então ele procura pelo dispositivo que você colocou em segundo lugar na lista
Boot Order na sua BIOS.
Depois de realizar estas configurações, é só utilizar sua Live USB. Sua BIOS pode ficar configurada desta forma e sempre que o seu PC não encontrar USB ele recai para a segunda Opção.
Divirta-se!
A equipa Linuxando.