Puppy Linux é uma Distribuição desenvolvida de forma independente com origem na Austrália. Este é um Sistema Operativo muito particular, pois é extremamente pequeno e com desempenhos impressionantes, mesmo em computadores com recursos limitados. De facto, sempre que alguém procura uma distribuição Linux minimalista que funcione em computadores antigos ou de recursos limitados, a sugestão mais comum no Universo Linux é o Puppy Linux.
Detalhe:
O Puppy tem apenas 85Mb. E sendo tão pequeno, imagine que ainda inclúi um bom conjunto de aplicativos gráficos com várias funcionalidades. Este tamanho absurdamente pequeno permite que no arranque, todo o sistema seja carregado para a RAM do PC. Como resultado você experienciará um desempenho alucinante mesmo em PCs antigos ou de recursos limitados.
Outro aspeto que demarca o Puppy Linux das Outras distribuições é a multiplicidade de suportes de instalação, ou seja, você pode correr o Puppy a partir de um cartão de memória Flash, de um USB, de um CD, ou qualquer outro dispositivo de armazenamento, podendo mesmo lançar o sistema num PC que não tenha Disco Rígido (Hard Drive) de todo.
Detalhe:
O criador desta Distro foi Barry Kauler, que lançou a primeiríssima versão em junho de 2003. Conforme relata Barry, o nome Puppy (cão em inglês) foi mesmo derivado de um pequeno cão que Barry tinha e que o inspirou a nomear este Sistema Operativo de Puppy LInux.
Outro aspeto muito valorizado neste sistema é que para além de ser pequeno e rápido, é também simples de dominar, ou seja, o Puppy pode ser adequado até para utilizadores com menos experiência, que, com o apoio da comunidade facilmente poderão dominar esta Distro.
Dica:
Caso tenha algum PC que não utilize por estar ultrapassado, poderá ressuscita-lo com o Puppy Linux. O Sistema adapta-se extraordinariamente bem a toda a gama de hardware antigo, e correrá sem problemas, por exemplo num Pentium que tenha um mínimo de 32M de RAM.
Apesar de ter sido criado apenas por Barry Kauler, atualmente o projeto Puppy Linux envolve uma comunidade extensa de voluntários que contribuem fortemente para o desenvolvimento deste Sistema e para uma excelente base de documentação online. O criador do Puppy, Barry Kauler, anunciou oficielmente em setembro de 2013 que o desenvolvimento desta Distro deixaria de ser coordenado por ele, passando para as mãos da comunidade.
A favor:
Velocidade alucinante.
Permite ressuscitar um PC antigo.
Super pequeno.
Não necessita de HD.
Contra:
Corre todos os utilizadores como root (Super Utilizador).
Como obter?
Puppy Linux online
Como Instalar?
O Puppy Linux oferece variadas alternativas de instalação, todas eles com o objetivo de facilitar o processo e minimizar os requisitos do sistema. Para instalar este Sistema Operativo basta que descarregue uma opção de instalação no website
Puppy Linux. Após este processo só tem de iniciar o seu PC e selecionar o suporte que você escolheu (USB, CD, Cartão de Memoria, etc) como dispositivo de arranque.
Confira ahora uma visão da tela do Puppy Linux: