Inicialmente esta Distro foi chamada de “Software und System Entwicklung”, ou seja, SuSE Linux. Apesar de ter surgido em 1992, o Sistema Operativo foi vendido em Disquetes nas suas primeiríssimas versões e apenas em Maio de 1996 saiu a primeira versão oficialmente designada Open SuSE e gratuita. Nos anos seguintes os criadores desta Distro conseguiram imprimir um aperfeiçoamento notável, introduzindo inovações como o YaST – um interface gráfico de administração do OpenSuSE muito fácil de utilizar. Foi, de resto, esta dinâmica criativa, aliada aos lançamentos frequentes de novas versões e à existência de boa documentação que impulsionaram o Open SuSE para o topo das Distros Linux.
YaST significa Yet Another Setup Tool e o seu surgimento teve o objetivo, amplamente atingido, de simplificar a configuração do Open SUSE Linux. Em 1996 saiu a primeira versão YaST e mais tarde saíram as versões melhoradas YaST 1 e YaST 2.
Excelentes ambientes Desktop (KDE e Gnome).
A aproximação da Novell - empresa detentora do Open SuSE - à Microsoft, nomeadamente através de um acordo entre ambas as empresas veio lançar alguma desconfiança sobre a futura fidelidade do Open SuSE à filosofia Linux.
ksnapshot