O Linux Mint foi lançado pela primeira vez em 2006 por um informático francês de nome Clement Lefebvre. Esta é uma das distribuições mais populares e carateriza-se por ser muito amigável, que requer pouco conhecimento dos utilizadores que a utilizam. Na realidade o autor do Linux Mint dedicava o seu tempo a organizar um website com tutoriais e ajuda técnica sobre a utilização dos sistemas Linux, quando se apercebeu que seria importante criar uma distribuição User friendly, ou seja, mais fácil de instalar e manter. Mesmo em distribuições populares como o Ubuntu, por vezes é difícil e confuso para um iniciante realizar uma simples instalação, ou instalar drivers para um dispositivo. E precisamente por isto, o Linux Mint veio colmatar esta dificuldade, sendo muito apelativo, com uma interface muito moderna e muito focado na melhoria de aspetos relativos à usabilidade do Sistema Operativo.
O Linux Mint é uma das Top 10 Distros do ranking da
DistroWatch , sendo muito pouco provável que abandone o Top 5.
Dos elementos que têm feito sucesso nesta distribuição, há a referir o Mint Desktop que permite configurar e personalizar o ambiente de trabalho, o Mint Menu que apresenta um esquema de menu elegante e simples e também os tão valorizados Mint Install e Mint Update, duas ferramentas que tornam muito simples instalar e atualizar software no LinuX Mint. Para além destas funcionalidades, o Linux Mint tem uma extensa comunidade de utilizadores espalhados por todo o mundo que partilham experiências e conhecimento sobre este Sistema, sempre prontos a ajudar quem se está a iniciar.
Este Sistema Operativo pode ser descarregado livremente no site
Linux Mint e o projeto é financiado a partir de donativos, publicidade e através de prestação de suporte profissional. Não existe um calendário fixo para os novos lançamentos, mas estes saem com muita frequência.
A favor: Foco na usabilidade.
Comunidade extensa espalhada por fóruns em todo o mundo.
Aplicações fáceis de instalar e prontas a funcionar.
Ambiência muito positiva e com melhoramentos de utilização.
Dezenas aplicações empolgantes e de topo, m atualização constante.
Contra: Ao contrário do que acontece com outras distribuições, o Linux Mint não emite avisos de segurança ou sinalização de vulnerabilidades detetadas.
Como Obter?
Linux Mint Online
Como Instalar?
A instalação é muito simples pois basta gravar o Sistema Operativo num DVD ou numa Pen Drive e iniciar o PC, arrancando a partir do CD ou do USB.
Eis um exemplo da vista do desktop no Linux Mint. Muito bom, não?