Apesar de recente, a Distro Mageia tem uma história muito peculiar. Quando em setembro de 2010 a Mandriva foi adquirida por uma empresa Russa os desenvolvedores europeus sediados em França foram despedidos. Tendo ficado sem emprego, eles fundaram uma pequena comunidade e formaram o Mageia com o objetivo de dar continuidade aos projetos Mandrake e Mandriva. Atualmente esta Distribuição recebe muito boas críticas e é apontada como uma excelente opção para DeskTop, contudo, o futuro deste projeto não está assegurado uma vez que a única forma de subsistência recai sobre a comunidade de voluntários.
Ainda assim, a Mageia tem sido uma Distro com uma aceitação impressionante, tendo recentemente, em novembro de 2017, atingido o 4.º lugar do
ranking da
DistroWatch. Espera-se que surja o apoio de uma comunidade reforçada ou mesmo de alguma grande empresa, como acontece com outras Distros, para que este projeto possa florescer como aconteceu desde o seu início.
A favor:
Aplicações de Ponta.
Fantásticas aplicações de Administração de Sistema como o Mageia Control Center.
Comunidade ampla e recetiva a ajudar os utilizadores.
Excelente funcionalidade de instalação incluída no DVD de instalação.
Contra:
Incerteza no futuro do projeto.
Como Obter?
Home of the Mageia Project
Como Instalar?
A Distro Mageia tem fama de ter um excelente aplicativo de instalação, disponível a partir do Live CD/DVD. Deste modo, para instalar basta descarregar uma imagem ISO do site
Mageia.org e posteriormente gravar este ficheiro num CD/DVD. Depois Inicia o seu PC, seleciona o arranque pelo CD/DVD e segue a instalação.
Confira de uma visão do ambiente de trabalho num Sisema Mageia Linux: