O anúncio oficial do Fedora ocorreu em setembro de 2004, contudo, o seu aparecimento remonta a 1995 quando foi iniciado por dois entusiastas do Linux, Bob Young e Marc Ewing, que lançaram o seu primeiro produto com o nome Red Hat Linux.
O entusiasmo gerado à volta desta distribuição foi imediato e neste mesmo ano foi lançado Red Hat Linux 1.0 “Mothers Day” que se manteve com melhoramentos constantes e correções de Bugs até 1997, altura em que a Red Hat introduziu o RPM ou Rapid Package Management que viria a contribuir grandemente para o acelerado surgimento de muitas distribuições Linux.
Após 1997 a Red Hat manteve uma periodicidade de lançamentos de novas versões de 6 em 6 meses com a apresentação de novas funcionalidades com muito boa aceitação e com excelentes aplicações de segurança. Em resultado deste desenvolvimento a aceitação do Red Hat generalizou-se pelos adeptos do Linux e estabeleceu-se como uma das distribuições mais sólidas, inovadoras e seguras do Linux. Já em 2003, quando a Distro Red Hat Linux ia no seu n.º 9, a Empresa Red Hat decidiu realizar algumas mudanças radicais, convertendo a Red Hat numa Empresa unicamente comercial e introduzindo o Fedora como o projeto puramente comunitário, financiado pela Red Hat. Alguma crítica inicial não foi significativa tendo em conta o estrondoso sucesso que as distribuições Fedora têm feito junto dos mais ferrenhos defensores do Linux.
A distribuição Fedora continuou a apostar em Distros recheadas de inovações, com prestações muito sólidas e com uma abordagem sempre muito séria às questões de segurança. Terá sido esta ousadia e entusiasmo que valeram ao Fedora uma rapidíssima entrada no Top10 da
DistroWatch.
Curioso é que enquanto o Fedora conquistava o pódio das Distribuições Linux, a Red Hat tornou-se na maior e mais lucrativa empresa do ramo Linux em todo o mundo, com gamas de produtos e aplicações frequentemente testados e experimentados no Projeto Fedora e com programas de sucesso como o programa de certificação Red Hat, conhecido como Red Hat Certified Engineer (RHCE).
Atualmente a orientação do Fedora transparece uma forte influência da Red Hat, facto que leva a que o Fedora tenha vindo a apresentar diversas inovações. Consequentemente, esta é uma das distribuições Linux mais inovadoras.
A favor:
Distribuição muito inovadora.
Excelentes aplicativos de segurança.
Excelente documentação e suporte para iniciantes.
Fidelidade à filosofia de Software Livre.
Facilidade de obtenção de Live DVDs e Live USBs.
Contra:
A constante introdução de novas funcionalidades pode traduzir-se nalguma insegurança para os utilizadores.
Como Obter?
Fedora Online
Como Instalar?
A instalação é muito simples. Você pode aceder ao site Fedora e selecionar a sua opção de Distribuição e fazer o download da Distribuição para live USB ou Live DVD. Para instalar basta arrancar pelo Live USB ou Live DVD, selecionar a opção de instalação do Sistema Operativo e seguir os passos propostos.
Confira a aparência do desktop fedora.