O Sistema Arch Linux foi lançado Judd Vinet, um estudante Canadiano que pretendia criar um Sistema Operativo que fosse simples e fiável. Sabe-se hoje que para a criação deste sistema Judd Vinet inspirou-se numa Distribuição minimalista já existente que era o CRUX.
O Arch Linux, por não ser apropriado a iniciantes, passou durante alguns anos despercebido dos utilizadores do universo Linux, contudo, a sua estabilidade e um poderoso sistema de gestão de pacotes e atualizações – Pacman - elevou o Arch Linux à Categoria de Distribuição Top 10.
Detalhe:
Qualquer máquina com um processador de arquitetura compatível com i686, que tenha pelo menos 64Mb de RAM e 500Mb de disco pode correr Arch Linux.
Para o sucesso desta Distro também contribuiu um sistema de lançamento de novas versões progressivo e quase impercetível ao utilizador habilitado e um design clean e elegante. Atualmente o Arch Linux solidificou o seu estatuto de Distribuição Linux de Top e reforçou a sua ambição em focar o desenvolvimento na simplicidade e liberdade.
A favor:
Documentação online muito completa.
Grande margem de adaptação do sistema para as preferências de cada utilizador.
Simplicidade e estabilidade de funcionamento.
Repositório de software muito completo e frequentemente atualizado.
Contra:
Exigência de algum conhecimento por parte dos utilizadores.
As atualizações de sistema que permitem atualizar o Sistema ao lançamento mais recente podem ser difíceis e resultar em instabilidade do Sistema.
Como Obter?
ArchLinux.org
Como Instalar?
Para instalar o Arch Linux é sempre recomendável utilizar a última versão disponibilizada. Após aceder ao site da
ArchLinux só tem de gravar a imagem ISSO para um CD/DVD ou USB. A mesma imagem serve para instalar a versão de 32 ou 64 bits. Em comparação com outras distribuições populares, o ArchLinux irá necessitar de uma maior configuração da parte do utilizador. Esta Distribuição não é recomendada para utilizadores que nunca utilizaram um Sistema Operativo Linux.
Confira de seguida uma visão do ambiente de trabalho do ArchLinux: